O impacto da pandemia sobre a predominância dos combustíveis fósseis é tema de webinar na segunda, 27.04

Na próxima segunda (27.04) acontece mais um webinar promovido pelo RCGILex sobre as perspectivas da transição energética após o impacto da pandemia de COVID-19. O palestrante é o economista e pós-doutorando em Energia Carlos Germán Meza González, do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP). A palestra começa às 19h. Para assistir e participar, os interessados devem acessar o link meet.google.com/tak-fcte-mok. Após a exposição do convidado (aproximadamente 60 minutos), haverá meia hora para perguntas da audiência. As vagas são limitadas a 35 participantes.

Covid-19 e transição energética: a situação é desesperadora, mas talvez não seja grave para os fósseis” foi o título escolhido por González para o webinar, que acontece via Google Meet. Ao clicar no link acima indicado, o internauta será direcionado a uma sala e poderá assistir à palestra. Aconselha-se acessar a ferramenta pelo menos vinte minutos antes do início do evento, para checagem e teste de condições de acesso. A apresentação será dividida em três grandes temas: transições energéticas na história; fatores que explicam a dominância fóssil e reflexões sobre o impacto da COVID-19 na transição energética global.

“Não sabemos se a COVID-19 vai acelerar ou desacelerar a transição energética global. Minha hipótese preliminar é: a dominância fóssil continuará firme no curto e no médio prazo”, adianta González, que em 2018 desenvolveu tese de doutorado sobre os desafios da transição energética global pós-combustíveis fósseis, sob a orientação do professor Ildo Sauer, do IEE/USP.

Para a professora Hirdan Katarina de Medeiros Costa, advogada e coordenadora do RCGILex, a pandemia exige, mais do que nunca, capacidade de análise e de antecipação dos fatos por parte dos profissionais da área de energia. “Além da leitura dos periódicos especializados no tema e dos veículos da grande mídia, acreditamos que a discussão com especialistas é uma das maneiras pelas quais esses profissionais, ou futuros profissionais, podem ampliar a capacidade de identificação e de avaliação dos fatos. Por isso estamos promovendo essa série de webinars acerca dos impactos da COVID-19 sobre o setor energético, com destaque para a área de petróleo e gás”, resume.

O evento oferece certificado, bastando para isso que o participante envie um email para rcgi.lex@usp.br. O RCGILex está ligado ao projeto n º 21 do Fapesp Shell Research Centre For Gas Innovation (RCGI), iniciativa que reúne mais 350 pesquisadores com foco em redução de emissões e na transição energética, e tem sede na Escola Politécnica da USP (EP/USP).  

Breve Curriculum do palestrante

Graduado em Economia Aplicada pela Universidade Centroamericana (Nicarágua), Mestre e Doutor em Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP), Carlos Germán Meza González defendeu em 2018 a tese “Transição Energética Global e Desenvolvimento Sustentável: Limites e Possibilidades no Capitalismo Contemporêneo.” Atualmente, é pós-doutorando no IEE/USP e continua atuando nas áreas de planejamento energético, transição energética e economia política da energia.

Imagem: