Privatização do sistema elétrico brasileiro é pauta de palestra no IEE/USP

No dia 24 de setembro o administrador José Paulo Vieira vai falar sobre “O papel histórico do antivalor na energia e seu desmonte pós anos 90” em palestra aberta ao público no Instituto de Energia e Ambiente da USP (IEE/USP). O evento, organizado pelo RCGILex, acontece na sala de aula S-003, das 19h às 22h, e as inscrições podem ser feitas clicando aqui. Vieira é e mestre em economia pela PUC/SP, doutor em energia pelo IEE/USP e autor do livro “Antivalor, um estudo da energia elétrica construída como antimercadoria e reformada pelo mercado nos anos 1990” (Paz e Terra, 2007).

Em sua tese de doutorado, ele faz uma crítica ao que chama de “operação desmonte” do estado brasileiro a partir dos anos 90, quem tem um marco no Programa Nacional de Desestatização (PND), e identifica nesse momento a passagem de um modelo em que a energia elétrica era considerada uma antimercadoria para um outro, no qual buscou-se constituir a indústria da energia elétrica enquanto espaço de mercadorias e geração de lucro. “A existência de antimercadorias é uma característica definidora de uma sociedade civilizada, aos quais deveria ser subordinado o funcionamento do mercado”, afirma Vieira em seu trabalho.

No mercado, ele atuou em cargos de direção e de assessoria a conselhos de administração de empresas de energia; em planejamento e elaboração de cenários econômicos e energéticos e em avaliação de viabilidade de projetos de geração de energia. Foi presidente da Termoaçu S.A., diretor administrativo da UTE Nova Piratininga e assessor do diretor de gás e energia da Petrobras. Trabalhou ainda na CESP e na Secretaria de Energia de São Paulo.

O papel histórico do antivalor na energia e seu desmonte pós anos 90

Por: José Paulo Vieira

Data: 24/09/2018

Horário: 19h às 22h

Local: Instituto de Energia e Ambiente – Av. Prof. Luciano Gualberto, 1289, Cidade Universitária (USP, Campus Butantã)

Inscrições: https://bit.ly/2oXPOeg

Imagem: arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.