RCGILex lança livros sobre regulação de gás e captura de carbono

No próximo dia 23 de outubro (quarta-feira), a equipe do RCGILex lança duas obras na Livraria da Vila (unidade Jardins): A Regulação do Gás Natural no Brasil, organizado pela professora Hirdan Katarina de Medeiros Costa, e Aspectos Jurídicos da Captura e Armazenamento de Carbono no Brasil, organizado por Hirdan e Raíssa Mendes Musarra. O lançamento acontece das 18h30 às 21h30, com a presença de alguns autores e autoras que assinam artigos nos dois livros.

“Os livros são resultados do esforço e empenho de toda a equipe de pesquisadores. Sem o trabalho árduo de todos e todas seria impossível realizar essas obras”, ressalta Hirdan, coordenadora do RCGILex, plataforma que aglutina e analisa os marcos legais e regulatórios aplicados ao setor brasileiro de gás natural. Ela foi concebida no âmbito do FAPESP SHELL Research Centre for Gas Innovation (RCGI).

O livro sobre a regulação do setor do GN no Brasil traz 21 autores e 15 artigos. “Acompanhamos de perto todos os movimentos regulatórios da indústria do gás nos últimos anos, por isso o artigo reflete a pesquisa mais apurada e recente do país. Contamos também com a contribuição de importantes profissionais que atuam no mercado”, diz a professora.

Já o livro sobre aspectos jurídicos da CCS traz 14 artigos escritos por 11 autores, pesquisadores e profissionais igualmente qualificados, e mostra os resultados da pesquisa do grupo sobre o tema ao longo de dois anos. “Conciliamos com excelência a academia e o cotidiano da indústria. Estou honrada em organizar essas obras e ter o apoio de profissionais e pesquisadores tão dedicados à causa da disseminação do saber e da expansão dos resultados da pesquisa e da educação para toda a sociedade.”

As obras foram editadas pela Editora Lumen Juris. “Agradeço à editora pelo apoio e a constante interação com a equipe. E também agradeço ao RCGI, à FAPESP e à Shell por todo o apoio e suporte. Em especial, sou grata aos professores Julio Meneghini e Edmilson Moutinho dos Santos, e também a Alexandre Breda e Camila Brandão, que participaram das obras.”

A Livraria da Vila (unidade Jardins) fica na Alameda Lorena, 1731, Jardim Paulista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.