RCGILex e Rede Gasbras promovem webinar sobre Comunicação de Risco no setor do shale gas

Na sexta-feira (9.10) o RCGILex e a Rede Gasbras promovem o webinar “Comunicação de risco e de incertezas na indústria do shale gas”. O evento acontece às 13h por meio do Google Meet (https://meet.google.com/ofi-ehsf-pac) e a palestrante é a jornalista Karina Ninni, integrante da equipe do RCGILex.

“Falarei um pouco sobre o conceito de comunicação de risco e sua aplicação no setor do shale gas. Também abordarei o desdobramento de um eventual risco que se confirma – ou seja, uma crise – do ponto de vista das ferramentas comunicacionais que existem para lidar com esse tipo de situação”, adianta ela. 

Karina é graduada em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA/USP) e tem larga experiência na grande imprensa. Trabalhou em jornais como O Estado de S. Paulo, a Folha de S. Paulo, a Gazeta Mercantil, além de editoras como a Editora Abril e a Editora Globo, entre outras.

Há cerca de 20 anos vem se especializando em temas que envolvem meio ambiente e energia. Viveu oito anos na Amazônia e fez seu mestrado na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém (PA), trabalhando com comunidades do interior da Floresta Nacional do Caxiuanã (Flona Caxiuanã). Cobriu a área de meio ambiente para o Estadão por dois anos e meio, e também atuou como freelancer para a Revista Página 22, do Centro de Estudos em Sustentabilildade da FGV (GVCes).

Atualmente, cursa o doutorado no Instituto de Energia e Ambiente da USP (IEE/USP), sob a orientação do professor Edmilson Moutinho dos Santos, (IEE/USP) coordenador da Rede Gasbras e de um dos cinco Programas de Pesquisa do Fapesp Shell Research Centre For Gas Innovation (RCGI). A Rede Gasbras é uma rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Gás Não Convencional do Brasil, que envolve estudos acerca do aproveitamento econômico, e de forma sustentável, de gás não convencional, desde a avaliação das reservas disponíveis, passando pelas técnicas de exploração utilizadas, pela formulação de políticas públicas, até a regulação da atividade e seus aspectos sociais.

Coordenado pela professora Hirdan Katarina de Medeiros Costa (IEE/USP), o RCGILex é um projeto ligado ao RCGI, iniciativa que reúne mais 350 pesquisadores com foco em redução de emissões e na transição energética. Os webinars promovidos pelo RCGILex ficam disponíveis no canal RCGILex Recebe, no Spotify, e fazem parte de uma série de eventos on line organizada pela equipe do projeto.

Imagem: Victor Julian

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.