RCGILex promove Workshop sobre aumento do uso de gás natural e bem estar social

No dia 12 de agosto, a partir das 14h, o FAPESP Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI) promove o Workshop “Perspectivas de aumento de uso de gás e impactos no bem estar social”. Os palestrantes serão Luis Antônio Bittar Venturi, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas da USP e coordenador de um dos projetos do RCGI; Diogo Martins Teixeira, advogado associado ao esctitório Machado Meyer, especialista em direito aduaneiro e tributação indireta. O Professor Edmilson Moutinho dos Santos, coordenador do Programa de Políticas de Energia e Economia do RCGI será o mediador. O evento é organizado pela equipe do RCGILex, coordenada pela professorta Hirdan K. Medeiros Costa, e acontece na sede do RCGI, que fica no 1º andar do prédio da Engenharia Mecânica e Naval da Escola Politécnica da USP (Av. Professor Mello Moraes, 2231 – Butantã, São Paulo). É gratuito e aberto ao público em geral. Para se inscrever, basta enviar email para rcgi.lex@usp.br.

“A exposição será dividida em duas partes: a primeira se refere às evidências concretas da perspectiva de aumento do uso do gás natural, em nível mundial e nacional. A segunda alude aos possíveis efeitos desse aumento no nível de bem estar social, com base em alguns parâmetros como segurança energética, qualidade do ar e custos”, resume Venturi.

De acordo com a International Energy Agency (IEA), a produção global de gás natural vem aumentando desde a crise econômica de 2009. Em 2017, bateu um novo recorde de 3.768 bilhões de metros cúbicos, um aumento de 3,6% em relação a 2016 e o maior desde 2010. Enquanto isso, no Brasil, com o advento das reservas do pré-sal, o governo tenta mais uma vez estabelecer diretrizes para um mercado mais pujante e competitivo. Recentemente, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) publicou a Resolução 16 visando a implementação do Novo Mercado de Gás, programa de nível federal com o objetivo de expandir a indústria de gás no País, com a adesão dos Estados.

O evento faz parte de uma série de palestras e workshops desenvolvidos há quase dois anos pela equipe mantenedora do RCGILex – um conjunto de produtos editoriais digitais usados para compilar e analisar os marcos legais e regulatórios aplicados ao setor brasileiro de gás natural, desenvolvido no âmbito do Projeto 21 do RCGI.

“Os workshops e palestras geram conteúdo que retroalimentam a ferramenta RCGILex, onde aglutinamos as normas e as comentamos. E também nos proporcionam o aumento de nossa rede de contatos, a interação com outros projetos do RCGI e a constante atualização de nossos conhecimentos”, afirma a professora Hirdan K. Medeiros Costa.

Conheça os palestrantes:

Luís Antônio Bittar Venturi

Doutor em Ciências (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2001), onde também se graduou (1986), atualmente, é professor Titular do Departamento de Geografia da USP e coordenador do projeto nº 28 do Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI). Realizou pós-doutorado em Recursos Naturais no Departamento de Geografia da Universidade de Damasco (Síria) em 2011, sendo membro da Syrian Geographical Society. No Reino Unido, atuou como Visiting Scholar no Departamento de Geografia da University of Cambridge entre 2013 e 2014. Autor de artigos e livros, como “Geografia – práticas de campo, laboratório e sala de aula’ (Ed. Sarandi, 2011).

Diogo Martins Teixeira

Especialista em assuntos consultivos e contenciosos relacionados ao direito aduaneiro e à tributação indireta, assessora indústrias, sociedades comerciais e prestadores de serviços brasileiros e estrangeiros. Tem experiência nos setores de petróleo e gás, energia elétrica, eletroeletrônico, farmacêutico, aeronáutico, de bebidas e varejo. Atualmente, é Advogado Sênior no Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados.

Imagem: Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.