Webinar sobre não-convencionais reúne quatro experts e aborda cinco continentes

Na próxima segunda-feira (1º de junho), às 11h, a Rede Gasbras realiza em parceria com o RCGILex um webinar especial com a participação de quatro convidados que atuam em universidades internacionais. O tema é “Unconventional oil and gas resources: current trades, legal challenges and opportunities.” O evento será realizado via Google Meet. Os interessados podem se inscrever pelo link https://bit.ly/2zYAyq9.   

Os debatedores são Eduardo Pereira, professor de recursos naturais e legislação da energia na Siberian Federal University, e pós-doutor pelo Oxford Institute for Energy Studies e pelo Scandinavian Institute of Maritme Law; Dario Arias, do Institute of Sustainable Mining da Univerisdad Católica de Salta (Argentina); Keith B. Hall, diretor do John P. Laborde Energy Law Center e do Mineral Law Institute, e professor de legislação da energia na Louisiana State University; e Renato Ciminelli, mestre em Energia de Materiais pela Penn State University e mentor de diversos projetos industriais no setor de não convencionais.

Keith Hall falará sobre a América do Norte e os EUA; Dario Arias cobrirá a Argentina e América Latina; Renato Ciminelli falará sobre o Brasil e também sobre a América Latina, e Eduardo Pereira abordará a Europa, a Ásia e a África. Cada um deles fará uma apresentação de 20 minutos dividida em três partes: introdução; principais tópicos relativos aos recursos não convencionais dos continentes e regiões abordados; e atuais desafios e perspectivas dos não convencionais nos locais em questão. O debate será mediado pela professora Hirdan Katarina de Medeiros Costa, advogada, pós-doutora em Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente da USP e coordenadora do RCGILex.

O webinar é uma parceira entre a Rede Gasbras, coordenada pelo Prof. Edmilson Moutinho dos Santos, e o RCGILex. Gasbras é a Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Gás Não Convencional do Brasil, que envolve estudos nas diversas fases que abrangem o aproveitamento econômico de forma sustentável de gás não convencional, desde a avaliação das reservas disponíveis, passando pelas técnicas, formulação de políticas públicas, até a regulação e aspectos sociais.

“O webinar é um evento que visa fomentar a discussão sobre o setor energético, sobretudo o de óleo e gás; prover conteúdo de qualidade nas diversas ferramentas do RCGILex, que agora incluem também o Spotify, onde os debates gravados ficam disponíveis; e gerar conhecimento sobre o ambiente regulatório em que deverá se desenrolar a transição energética, um tema caro ao nosso grupo. É um prazer e uma honra ‘receber’ os professores e mediar esse encontro”, afirma a professora Hirdan Costa.

O RCGILex está ligado ao Fapesp Shell Research Centre For Gas Innovation (RCGI), iniciativa que reúne mais 350 pesquisadores com foco em redução de emissões e na transição energética. Os webinars disponíveis em nosso canal RCGILex Recebe, no Spotify, fazem parte de uma série de eventos on line organizada pela equipe do RCGILex, que aborda as perspectivas da transição energética sob o impacto da pandemia de COVID-19.

Imagem: Regina Neves Batista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.